Santander apoia os empreendedores na agricultura

Os 24 nomeados para Empreendedorismo vêm também de países diversos como Chile ou Turquia para produzir, cada vez mais, em modo biológico.

Do bambu biológico aos citrinos para essências, vinho, plantas aromáticas, olival e amendoal, assim é o leque variado de empresas nomeadas pelos Prémios Notáveis Agro Santander 2020, na categoria Empreendedorismo.

O banco Santander diz-se comprometido com a agricultura nacional e acumula vários anos de experiência no apoio a um dos setores da economia que mais tem crescido nos últimos anos. Neste ano decidiu distinguir os melhores empresários e empresas agrícolas com esta iniciativa para premiar quem está a destacar-se e a dar cartas em cinco áreas diferentes: Inovação Tecnológica, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Exportações e Jovens Agricultores. Na categoria Agro Santander Empreendedorismo 2020 já são conhecidas as 24 empresas agrícolas nomeadas “por serem capazes de gerar novos negócios, práticas e produtos, criando valor à sua volta”.

Os critérios de seleção dos nomeados na categoria Empreendedorismo são da exclusiva responsabilidade do júri, cujo elemento responsável, neste caso, é José Pedro Salema, presidente da EDIA desde 2013 e fundador da Agrogestão, empresa de software e consultoria da qual foi co-CEO durante mais de uma década. Licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia, o jurado é mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Católica.

A lista dos felizes contemplados será revelada durante a Conversa Solta a realizar já no dia 31 de pelas 09h30, no Work Café Santander nas Amoreiras, em Lisboa. Em debate estará o empreendedorismo agrícola e o debate, moderado pelo jornalista e administrador da Lusa, Nicolau Santos, e conta com a participação de Cláudia Domingues Soares, presidente do InovCluster, João Mendes Borga, presidente da Rede Nacional de Incubadoras, Luís Mesquita Dias, diretor-geral da Vitacress Portugal, e Rita Sousa Uva do gabinete Agro Santander.

Desde o seu lançamento, em abril, na Ovibeja, os Prémios Notáveis passam por várias etapas. Os jurados responsáveis pela votação dos finalistas e vencedores foram apresentados em junho, em entrevistas nas páginas de DN e JN, estando a gala de entrega dos prémios marcada para fevereiro de 2020. José Pedro Salema tem sob a sua alçada o Empreendedorismo, Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, irá decidir os candidatos distinguidos na área da Sustentabilidade, Isabel Furtado, dirigente da Cotec, ficou com a pasta das Exportações, e António Guerreiro de Brito, presidente do Instituto Superior de Agronomia, tem a seu cargo os Jovens Agricultores.