Eis 21 empresas com visão larga e enorme potencial de crescimento

Isabel Furtado, presidente da COTEC e júri responsável pela nomeação das 21 finalistas na categoria Exportação, defende um ciclo virtuoso entre exportações, conhecimento e inovação.

As empresas exportadoras em Portugal demonstram ter estratégias com uma visão de longo prazo, segundo Isabel Furtado, presidente da COTEC e membro do júri responsável pela no meação das finalistas na categoria Exportação, cujos vencedores serão conhecidos em março na gala de entrega dos Prémios Notáveis Agro Santander 2020, no Auditório Santander, em Lisboa. Estão convocados um total de 85 nomeados em cinco categorias. E um potencial de crescimento “enorme”.

“Mesmo face a uma mudança de ciclo económico, há um enorme potencial de crescimento da atividade exportadora, já que menos de 5% das exportadoras investem em atividades de investigação e desenvolvimento [I&D], tendo esta minoria vital um peso desproporcional na economia, representado 12% do volume de negócios total das empresas nacionais, 31% do total de exportações e 4% do emprego”, analisa Isabel Furtado, demonstrando por que é que empresários e produtores podem trabalhar com a motivação de serem recompensados nos seus esforços e investimentos.

Muitas companhias nacionais já assentam a sua competitividade no investimento em conhecimento e nas competências de inovação, que, por sua vez, conduzem ao crescimento do negócio em mercados internacionais. “Esta relação marcante e virtuosa entre atividade exportadora, conhecimento e inovação é ilustrada por 75% do total do investimento empresarial declarado em I&D ser realizado pelo setor exportador e pela presença das exportadoras no universo das empresas que realizam atividades de I&D ser dez vezes maior do que a média nacional, de acordo com a análise da Agência Nacional de Inovação”, ilustra a presidente do Conselho Superior da APEF (Associação Portuguesa de Empresas Familiares). O ciclo virtuoso “é um indicador de saúde e confiança da economia”, acrescenta, olhando para a frente. “O setor primário tem vindo a ombrear com os restantes, mostrando que tem excelentes empresas que podem e devem ser estudadas”, sublinha.

As empresas nomeadas

As 21 empresas nomeadas para a categoria Exportação dos Prémios Notáveis Agro Santander 2020, que serão entregues na gala de março (data a anunciar), no Auditório Santander, em Lisboa, ficaram a cargo de Isabel Furtado, presidente da COTEC. CEO da TMG Automotive (Grupo Têxtil Manuel Gonçalves),Isabel Furtado preside a COTEC desde 2018, tendo sido a primeira mulher a assumir o cargo. Licenciada em Economia, pela Universidade de Manchester, é presidente do Conselho Superior da APEF (Associação Portuguesa de Empresas Familiares) e recebeu a Ordem do Mérito Industrial, em 2014.

As 21 empresas nomeadas são: ICM – Indústrias de Carnes do Minho (líder a exportar carne de suíno); Ramirez & Companhia (pioneira nas conservas de peixe); Novarroz (uma história que vem dos anos 50); Salsicharia Limiana (a maior faturação de sempre); Anselmo Mendes Vinhos (especialidade em Alvarinho); H&N Peninsular (venda online de ovos incubáveis); Friatum (maior exportador de atum); Invivonsa Portugal (nutrição animal de A a Z); Caves Primavera (espumantes e DOC Bairrada); Italagro (transformação de tomate); Aggraria Lagar (nove milhões de quilos de azeite); Beira Nova (peixe congelado para o mundo); Sociedade Agrícola da Figueirinha (a arte do vinho e do azeite); Manuel Fernandes dos Santos & Filhos (a fazer gelados desde 1936); Sebol (à volta dos subprodutos animais); Intripas (enchidos de Santarém); Ferraz & Ferreira (pré-cozinhados ultracongelados); Gran Cruz Porto (um porto que é líder mundial); Sudoberry (frutos vermelhos da costa); Madeira & Madeira (alfarroba e frutos secos).