Do bambu biológico aos citrinos para essências, vinho, plantas aromáticas, olival e amendoal, assim é o leque variado de empresas nomeadas pelos Prémios Notáveis Agro Santander 2020, na categoria Empreendedorismo.
O banco Santander diz-se comprometido com a agricultura nacional e acumula vários anos de experiência no apoio a um dos setores da economia que mais tem crescido nos últimos anos. Neste ano decidiu distinguir os melhores empresários e empresas agrícolas com esta iniciativa para premiar quem está a destacar-se e a dar cartas em cinco áreas diferentes: Inovação Tecnológica, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Exportações e Jovens Agricultores. Na categoria Agro Santander Empreendedorismo 2020 já são conhecidas as 24 empresas agrícolas nomeadas “por serem capazes de gerar novos negócios, práticas e produtos, criando valor à sua volta”.
Os critérios de seleção dos nomeados na categoria Empreendedorismo são da exclusiva responsabilidade do júri, cujo elemento responsável, neste caso, é José Pedro Salema, presidente da EDIA desde 2013 e fundador da Agrogestão, empresa de software e consultoria da qual foi co-CEO durante mais de uma década. Licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia, o jurado é mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Católica.
A lista dos felizes contemplados será revelada durante a Conversa Solta a realizar já no dia 31 de pelas 09h30, no Work Café Santander nas Amoreiras, em Lisboa. Em debate estará o empreendedorismo agrícola e o debate, moderado pelo jornalista e administrador da Lusa, Nicolau Santos, e conta com a participação de Cláudia Domingues Soares, presidente do InovCluster, João Mendes Borga, presidente da Rede Nacional de Incubadoras, Luís Mesquita Dias, diretor-geral da Vitacress Portugal, e Rita Sousa Uva do gabinete Agro Santander.
Desde o seu lançamento, em abril, na Ovibeja, os Prémios Notáveis passam por várias etapas. Os jurados responsáveis pela votação dos finalistas e vencedores foram apresentados em junho, em entrevistas nas páginas de DN e JN, estando a gala de entrega dos prémios marcada para fevereiro de 2020. José Pedro Salema tem sob a sua alçada o Empreendedorismo, Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, irá decidir os candidatos distinguidos na área da Sustentabilidade, Isabel Furtado, dirigente da Cotec, ficou com a pasta das Exportações, e António Guerreiro de Brito, presidente do Instituto Superior de Agronomia, tem a seu cargo os Jovens Agricultores.