O que são os Prémios Notáveis Agro Santander 2020?

Reconhecem, distinguem e premeiam quem investe no futuro da agricultura.

A iniciativa Prémios Notáveis Agro Santander 2020, que se realiza pela primeira vez este ano, visa distinguir os melhores empresários e empresas agrícolas de Portugal, pelo seu trabalho de desenvolvimento e inovação na área.

Os empresários serão nomeados por um júri, sendo um total 100 nomeados, 20 por cada uma das cinco categorias.

Assim, de maio até dezembro, existirão vários momentos, desde o lançamento (que aconteceu dia 24 de abril na Ovibeja), às “Conversas Soltas” assentes em cada um dos pilares definidos e que refletem as cinco categorias dos prémios. É nestas conferências temáticas, divididas consoantes as categorias, que serão divulgados os nomeados de cada categoria. A gala de entrega dos prémios realiza-se em dezembro e também distinguirá os jovens agricultores.

Quais os objetivos?

O Santander lançou os Prémios Notáveis Agro Santander 2020 com o intuito de reconhecer, dar mérito e premiar as empresas e empresários agrícolas de Portugal, que se distingam nos cinco pilares definidos: Agro Inovação Tecnológica, Agro Empreendedorismo, Agro Sustentabilidade, Agro Exportação e Agro Jovens Agricultores. Para criar uma lógica de maior proximidade com os seus clientes e com os parceiros do setor, o Banco Santander criou esta iniciativa para incentivar a um futuro ainda mais promissor nesta área da agricultura, reconhecendo quem pelo seu trabalho e talento se faz distinguir.

O júri e as nomeações

As empresas e empresários serão nomeados por um painel de jurados especialistas no setor. Cada elemento do júri nomeia cinco empresas por cada uma das cinco categorias do prémio. No total, serão nomeadas 100 empresas. Os elementos do júri, serão revelados brevemente.

Quais as categorias existentes?

Os Prémios Notáveis Agro Santander 2020 estão divididos em cinco categorias, cada uma com uma “Conversa Solta” associada, de forma a abordar o tema em questão de forma aprofundada e a apresentar os nomeados do júri dessa categoria.

Inovação Tecnológica

A inovação tecnológica já chegou a todas as áreas da economia, incluindo à agricultura, sendo um requisito e tendo um grande impacto na produtividade e capacidade quantitativa e qualitativa.

Empreendedorismo

Ter um espírito empreendedor no setor da agricultura é essencial, pois é o que faz esta área da economia e da sociedade desenvolver-se num mundo em constante mudança, almejando um futuro melhor.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é algo que todos os empresários almejam alcançar nos seus negócios, e a agricultura não fica atrás. Por isso, é necessário reconhecer quem consegue gerir os negócios de forma sustentável.

Exportação

Levar um dos maiores tesouros portugueses além-fronteiras é uma tarefa que deve ser reconhecida e premiada, pois é pela exportação que melhor damos a conhecer o que o país tem de melhor.

Jovens Agricultores

Falar sobre agricultura é falar sobre crescimento. E não há maior crescimento do que a percentagem de jovens agricultores que cada vez mais investem neste setor. Por isso, necessitam ser distinguidos e reconhecidos.