24 projetos de grande potencial para investir e ganhar no futuro.

Júri, da responsabilidade de José Pedro Salema, presidente da EDIA, mostrou-se positivamente em dificuldades para selecionar de entre tantos projetos com potencial de gerar volumes importantes .

Para quem quer investir no setor, este texto pode servir como um mapa do tesouro. Ou para identificar possibilidades para eleger uma carteira de investimentos com elevado potencial de rendibilidade no futuro da agricultura, apesar de José Pedro Salema, presidente do júri que selecionou as 24 finalistas da categoria Empreendedorismo dos Prémios Notáveis AgroSantander 2020, se confessar em dificuldades para reduzir a lista ao número final.

“É difícil selecionar empresas com um critério tão amplo como empreendedorismo, mas ainda podia
ser outro mais genérico: projetos com potencial para gerar volumes importantes no futuro”, comentou o presidente da EDIA, empresa responsável pela gestão do Alqueva, sem dúvidas quanto à rendibilidade de tantos projetos em curso ou em vias de saírem do dossiê de candidatura a startup. “Confesso que fiquei um pouco enviesado pela região que conheço melhor: o Alqueva. Mas tive a ajuda de muitos consultores a identificar projetos em todo o território”, introduziu o júri de Empreendedorismo.

E identificou pistas de sucesso num futuro não muito distante: “O azeite, os frutos secos, a fruta. Mas
também novas culturas que podem crescer muito, como a canábis, as plantas aromáticas e medicinais.” “Temos a fileira do olival, já bem conhecida, e a fileira do amendoal, a crescer muito. Depois dos porta-aviões, vêm outras culturas mais pequenas que podem ter um potencial muito grande”, ilustrou o presidente da EDIA. “A fruta”, prosseguiu, no encalce de bons negócios. “Estão a aparecer grupos a produzir outros frutos: damascos, nectarinas, pêssegos…”, continuou, mudando o foco para as plantas. “E temos algumas culturas inovadoras. A canábis tem despertado muito interesse, até de pessoas de fora do setor. Recebo telefonemas de pessoas que têm terrenos que querem alugar para explorar canábis, mas é um processo muito complexo que envolve entidades tão diversas como o Infarmed e até a GNR”, confidenciou. Falou de projetos concretos e da dimensão que a produção de canábis para fins medicinais pode vir a ter. “Existe um projeto de 20 hectares e que em 2020 explorará 40 hectares. Será a maior exploração do mundo. Com 150 pessoas a trabalhar em ambiente de laboratório farmacêutico”, exemplificou. Outro produto com elevada taxa de sucesso potencial é o bambu, que se associa a climas mais tropicais. “Já se produz bastante bambu em Alqueva. E é uma produção que está a crescer. Pode ser que tenhamos um cluster de bambu no Alqueva”, lançou o presidente da EDIA. As 24 empresas nomeadas Lideradas por empreendedores capazes de gerar novos negócios e implementar práticas e produtos com um futuro promissor, as 24 empresas finalistas da categoria Empreendedorismo dos Prémios Notáveis Agro Santander 2020, que serão entregues na gala de 25 de fevereiro, cerimónia a decorrer no Auditório Santander, são as que se seguem: Bethmann & Plessmann Agricultura, Alenbambu, Paxberry, Pom-Portugal, Borges Agricultural & Industrial Nuts, Monin Plantador Portugal, Fairfruit Portugal, Citrusplus, Migdalo, Gravera, Ghenadie, Herdade das Amêndoas Doces, Olinorte, Noziba, Risca Grande, Pomares do Sol, Verd & Moso – Verduras e Bambu do Alentejo, T&M – Agropecuária, Fruits of Life, Bvlh Invest, Vasverde, Ferreira de Almeida, Carsol Fruit e All Abacate.