Destacar os notáveis do mundo rural

Com a atribuição dos Prémios Notáveis Agro Santander 2020, o Banco Santander quer distinguir o mérito dos melhores do setor.

Este é o primeiro ano dos Prémios Notáveis Agro Santander 2020, iniciativa com que o Banco Santander quer homenagear o setor, distinguindo os melhores empresários e empresas agrícolas de Portugal pelo trabalho desenvolvido e a inovação na área.

Os empresários serão nomeados por um júri nas categorias de inovação tecnológica, sustentabilidade, empreendedorismo, exportação e jovens agricultores. Ao todo serão cem nomeados, vinte por cada uma das cinco categorias.

Os cinco elementos do júri, um por categoria, vão promover a nomeação de vinte empresas no setor à sua responsabilidade. A votação para eleição do vencedor na categoria fica a cargo dos restantes quatro elementos. Ou seja, o elemento que nomeia não vota nos seus nomeados, votará nas restantes categorias cujas empresas nomeadas serão provenientes dos seus colegas de júri.

Categorias em jogo

A primeira categoria é a Inovação Tecnológica que quer reconhecer as empresas cujo impacto de inovações tecnológicas no aumento da produtividade e na sua capacidade de produção seja uma realidade.

A categoria sustentabilidade distingue os empresários com capacidade para gerar negócios sustentáveis a longo prazo, assim como capazes de contribuírem para a sustentabilidade ambiental e desenvolvimento do setor. São também consideradas as iniciativas de âmbito ecológico que contribuam para a diminuição da pegada hídrica e para o balanço carbono zero.

A categoria empreendedorismo tem o objetivo de distinguir os projetos capazes de gerar negócios relevantes, novas práticas e novos produtos.

Quem leva os seus produtos além-fronteiras é reconhecido na categoria exportação que visa distinguir os negócios que se foquem ou que contribuam para a exportação e que tenham impacto no desenvolvimento, progressão e expansão da atividade empresarial agrícola.

Falar sobre agricultura é falar sobre crescimento. E são cada vez mais os jovens agricultores. Para premiar estes novos investidores foi criada a categoria jovens agricultores que visa distinguir os jovens empresários que mais impacto tiveram no setor com os seus projetos.